É um desafio ser mãe, mulher, profissional, esposa, dona de casa, amiga, filha. Mas é perfeitamente possível exercer todos os seus papéis sem "surtar". Para isso, você precisa fazer as pazes com você mesma, com sua família de origem e com sua maternidade!
Por meio de pequenos textos informativos e exercícios de escrita terapêutica, você será guiada em uma experiência de reencontro emocional com sua família de origem, com sua personalidade e com os desafios diários da maternidade. Essa transformação pessoal lhe ajudará a diminuir a ansiedade e o estresse que a maternidade tem te causado!
É um ebook digital com nove capítulos de exercícios de escrita terapêutica para mães. A psicóloga Luciana Rodrigues, ao se tornar mãe, construiu este caderno digital, com o objetivo de fornecer um instrumento para mães conseguirem fazer as pazes com suas próprias histórias de origem, personalidades, se redescobrirem como mulher e aliviarem seu estresse diário. A autora reuniu conhecimentos de psicologia cognitivo-comportamental, neurociências, PNL e terapia familiar sistêmica. É um instrumento muito rico e completo para desenvolvimento emocional de mães.
Liberar possíveis traumas em relação a forma com que você foi criada pela sua família de origem, e traçar estratégias para quebrar ciclos e fazer diferente com seus filhos (você descobrirá o que quer manter em sua vida em relação a sua família de origem, e o que quer modificar).
Diminuir suas cobranças internas que te deixam ansiosa, e não absorver as cobranças negativas de outras pessoas.
Diminuir os medos exagerados que você possa ter de acontecer algo com seus filhos, ou receios de não conseguir ser uma boa mãe.
Fazer as pazes com o seu corpo pós-maternidade. Aprender a administrar de forma assertiva seu tempo, sua rotina e seu dinheiro.
Luciana Rodrigues é Psicóloga (CRP 04/34188), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental e Mestre em Psicologia da Saúde (subárea: Processos Cognitivos). Atua como psicóloga clínica desde 2011, trabalhando com crianças, adultos, casais e famílias. Já ministrou várias palestras e aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Seu foco de atuação, desde sua formação, se baseia no alívio da ansiedade e do estresse; tendo realizado vários cursos de extensão no assunto. Já ajudou milhares de pessoas e famílias em seu consultório e em suas palestras a terem uma vida mais leve. Em 2017, teve sua primeira filha e, desde então, formou um projeto específico para auxiliar mães a lidarem com a ansiedade e o estresse advindos da maternidade, intitulado "Acalme-se, mamãe". Hoje, é mãe de duas meninas: Ana Luísa (nascida em 2017), e Carolina (nascida em 2020).
"O livro inteiro é um convite a reflexão, abrangendo desde as experiências da infância, que refletem nosso primeiro contato com a maternidade de nossas mães refletindo diretamente em nossas expectativas e atitudes de nosso maternar. Ser mãe é uma tarefa desafiadora, e o livro nos mostra que se não estivermos em paz conosco mesmas, dificilmente conseguiremos ser a mãe que desejamos ser. Isso é fundamental! Os exercícios e a teoria presentes no livro me fizeram perceber que situações que normalmente eu conseguiria resolver podem sair do controle e se refletir em minha relação com minha filha, se eu não estiver bem por inúmeras destas situações (rotina desorganizada, problemas com autoestima entre outras). E depois vem a culpa o sofrimento, que não permitem a organização mental voltar ao normal. Os capítulos da rotina, dos sonhos, da autoestima, e da conexão com nossa referência materna (principalmente o exercício de que mãe eu quero ser) são as partes pra mim mais empolgantes do livro.Trouxe muita reflexão pra mim, e me fez enxergar a maternidade de forma mais doce e calma. A maternidade é poesia, e não podemos deixar que o passado e/ou a rotina e atribulações estraguem a rima e métrica desse poema, que tem tudo pra ser o mais bonito de nossas vidas! Basta a gente se cuidar!Trouxe paz ao meu maternar!
Um carinho que nos ajuda a reflexão e a mudanças de posicionamento para que possamos ser mães e mulheres em toda sua integridade e plenitude!"
"A leitura do livro me fez refletir em todas as áreas da minha vida. As lições e exercícios propostos geraram uma verdadeira metamorfose na maneira de lidar com a maternidade. Em alguns momentos da leitura foi necessário parar, respirar fundo, reler o capítulo, repensar, cuidar dos machucados emocionais e entender que é necessário sintonizar comigo, entender as prioridades e minha verdadeira essência.
É um cuidado contínuo. São mudanças de atitudes e pensamentos diários. Percebo mais leveza e tranquilidade nas decisões e cuidados diários. Sinto mais segurança para deixar que minha filha seja protagonista da sua própria história.
Desejo que você também vivencie toda essa transformação! Desejo um maternar mais sereno pra você!"
"Ao começar a ler este livro, logo pensei: mais um manual de como
as mães devem suportar tudo e desbravar o mundo em prol dos alvos mais
amados de suas vidas, seus filhos!
Toma! Errei feio!
Me deparei com páginas que acariciavam minha alma a cada virada...
Me deparei com palavras de conforto me dizendo que erramos, temos
sentimentos, falhamos na árdua tarefa materna e mesmo assim...está tudo
bem!
Este livro retrata a maternidade fidedigna: descreve
mães e não máquinas! Tipifica seres humanos, antes de exercerem a
maternidade. Muitas vezes, nós mesmas, como mães, nos esquecemos que
temos feridas a serem tratadas e com isso, não levamos em conta nossas
dores e advindas restaurações. Por consequência disso, lançamos nos
filhos a responsabilidade de suprir nossas demandas emocionais. Esse é
um grande erro!
Lendo cada página, pude me emocionar com
minha maternidade exercida, em tempos tão difíceis, onde ser mãe é visto
como uma cobrança absurda (em tempo integral) e que ao mesmo tempo, se
contradiz numa visão pseudo-romântica desse momento da mulher. E quando
digo “momento da mulher” não quero dizer que a maternidade passa, mas
que se transmuta de fase para fase e as vezes, de forma impetuosa e
brusca.
Enfim, fico feliz que tenha me enganado quanto ao
conteúdo do livro, pois a cada página, pude me ver, me encontrar e me
esperançar na minha condição de mãe! Lidar com possíveis erros e falhas
de uma forma positiva é o início da cura e este livro te conduz a esse
caminho: não o de uma super e maravilhosa mãe, mas de um ser humano que
se doou á maternidade, porém não deixou de existir por causa dos filhos.
Sabe, em muitos momentos senti que ser mãe não mata, mas mói!
Dominar
minha personalidade aliando-a à minha maternidade me capacita para
gerar no meu filho a segurança que ele precisa para crescer num lar
envolto de amor e tornar-se um ser humano seguro e digno. Sim Lu, “eu me
acalmei!” Obrigado!"
"A Luciana, além de uma profissional talentosa e cuidadosa com o paciente, tem a missão de estudar e transformar. Esse material do Livro Acalme-se Mamãe é sensacional. Fiquei encantada. Queria ter tido a sorte de poder aliviar minhas dores de mãe com ele na minha primeira gestação. Um livro completo que nos faz entender que somos apenas humanas tentando fazer o melhor com o que temos. As estratégias do livro são extraordinárias e pensam em todos os aspectos envolvidos nas necessidades da maternidade. Para as mães de primeira viagem é mais do que um presente, é uma cura!"
"Encontrar o equilíbrio entre os vários papéis que nós mulheres desempenhamos é uma tarefa bem difícil. Ser mãe, esposa,filha, profissional, gerenciar e cuidar da casa e tantas outras funções que exercemos atualmente nos deixa sobrecarregadas e infelizes quando não separamos um tempinho pra cuidar de nós mesmas. Entender isso é fundamental para quebrar o ciclo vicioso. Conhecer o trabalho da Luciana foi libertador pra mim, porque aprendi técnicas para me acalmar,para refletir sobre a real dimensão de problemas que aumentam a minha ansiedade e que muitas vezes só consomem meu tempo e energia.Esse tempo poupado se transformou facilmente em leveza,bem estar e alegria.Obrigada por ser uma facilitadora desse processo,Lu!"
1
A autora não irá lhe ditar "verdades" sobre como você deverá agir. Os exercícios te guiarão de forma que você mesma chegará a suas conclusões pessoais sobre sua maneira de maternar, através de sua história pessoal.
2
Todas as informações e exercícios possuem embasamento científico baseado em pesquisas da psicologia, o que aumenta a confiabilidade dos exercícios propostos.
3
Mães sempre encontram conteúdos com orientações sobre como criar os filhos, mas raramente algum conteúdo focado totalmente nelas. É uma oportunidade para que você, mamãe, olhe um pouco para você mesma, se sinta melhor e, consequentemente, seus filhos também se sintam bem!
Não. É um livro de exercícios práticos. Cada capítulo terá pequenos textos informativos, referentes a conhecimentos da psicologia, e exercícios de escrita, para que você absorva o que a autora está propondo e viva sua experiência pessoal. Uma espécie de diário, mas guiado em exercícios terapêuticos.
Sim! Os exercícios abarcam questões internas da mamãe mais jovem, da mamãe mais madura, da mamãe de crianças, da mamãe de adolescentes. A transformação é focada na própria mãe, independente da idade que ela ou seu filho tenham. Alguns exercícios podem parecer não fazer sentido para mães de filhos adultos (pelo fato de, na maioria as vezes, o filho já estar criado e não morar mais com essa mãe); mas podem ser muito proveitosos para essa mãe sim, pois ela repensará várias coisas sobre sua própria vida!
Assim que você adquirir o ebook, você receberá o acesso ao mesmo através do seu email. Você poderá imprimir as folhas, encadernar e deixá-lo do seu jeitinho, ou reservar um caderno pessoal para realizar as atividades. Da forma que for melhor para você. O importante é que você entre nesta jornada e realize os exercícios para obter sua transformação pessoal.
Quando você se dá um tempinho e precisa relaxar, fica perdida sobre o que fazer? Não precisa mais quebrar a cabeça com isso! Seu tempo deve ser aproveitado da melhor forma possível! Você receberá de bônus 100 sugestões de atividades para serem feitas especialmente por mulheres que são mães, assim como você!!!!
EU QUERO!luciana@lucianarspsicologa.com
Tem uma pergunta?
luciana@lucianarspsicologa.com